Cronograma capilar o que é?

Hoje vim falar de um assunto que foi um dos motivos da recuperação do meu cabelo, pois ele era sem brilho, poroso e ressecado. Isso tudo, porque eu fazia química e não seguia um cronograma capilar. Independente se o seu cabelo é liso, cacheado, crespo ou até mesmo alisado, todos nós queremos o cabelo hidratado bem forte e com aquele brilho!

Cronograma Capilar o que é?

O cronograma capilar é basicamente uma agenda do seu cabelo, com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes necessários, que perdemos no dia a dia, melhorando o aspecto do fio. Perdemos muito nutrientes naturalmente, seja pelo uso de água com cloro, poluição, exposição ao sol, excesso de secador e chapinha ou até mesmo água quente na hora do banho.

Nosso cabelo precisa de cuidados semanais, pois estes cuidados trazem excelentes resultados a longo prazo. É basicamente composto por 3 tratamentos que o cabelo precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Antes de iniciar o cronograma é importante saber qual é a real necessidade do seu cabelo.

E o mais legal é que podemos montar o cronograma capilar, de acordo com o efeito que mais se adequa no cabelo. A partir do momento que, seu cabelo está com o aspecto melhor, você pode mudar para um cronograma específico para a sua necessidade. Lembre-se sempre de um intervalo de 48 horas entre cada procedimento.

Como montar seu cronograma capilar?

Primeiramente você deve saber qual tipo de cabelo você tem, cabelos saudáveis, cabelos pouco danificados ou cabelos muito danificados. Após a descoberta, o próximo passo é iniciar o cronograma com a sua real necessidade, como podem ver nas tabelas abaixo:

Cronograma capilar o que é? Cabelos saudáveis

Cronograma capilar o que é? Cabelos pouco danificados

Cronograma capilar o que é? Cabelos muito danificados

Se o seu cabelo é oleoso – precisa de mais hidratação do que nutrição. Já para um cabelo seco – necessita de nutrição e hidratação – use de forma equilibrada. Mas, se os fios estão danificado por causa da química, tintura, relaxamento e alisamento – nesse caso, o mais recomendado é uma reconstrução a cada 15 dias até conseguir recuperar a aparência dos seus fios.

Inegavelmente todos os tipos de cabelo precisam de pelo menos uma reconstrução por mês, para repor a massa capilar e a queratina dos fios.

Hidratação:

Sua função é repor água aos fios – cabelo sem brilho, ressecado, precisa de hidratação! Como resultado, cabelo macio e bem sedoso.

 

Nutrição:

Sua função é devolver lipídios aos fios – cabelo sem balanço, com frizz, desalinhado, precisa de nutrição! Como resultado, cabelo sem frizz, sem pontas duplas e realce no brilho.

Essa fase deixa os cabelos com a oleosidade necessária, sem pesar.

Reconstrução:

Sua função é repor as proteínas dos fios – cabelo poroso, fino, ralo e quebradiço, precisa de reconstrução! Como resultado, cabelo forte pois repõem massa, queratina e aminoácidos.

Essa fase serve para tratar a fibra capilar de dentro para fora, é uma etapa bem potente. (O ideal é fazer a cada 15 dias ou 30 dias, e logo após uma hidratação em dias alternados).

Você já fez cronograma capilar? Me conte nos comentários!

Beijos mágicos!