Hoje vim falar de um assunto que foi um dos motivos da recuperação do meu cabelo, pois ele era sem brilho, poroso e ressecado. Isso tudo, porque eu fazia química e não seguia um cronograma capilar. Independente se o seu cabelo é liso, cacheado, crespo ou até mesmo alisado, todos nós queremos o cabelo hidratado bem forte e com aquele brilho!
O cronograma capilar é basicamente uma agenda do seu cabelo, com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes necessários, que perdemos no dia a dia, melhorando o aspecto do fio. Perdemos muito nutrientes naturalmente, seja pelo uso de água com cloro, poluição, exposição ao sol, excesso de secador e chapinha ou até mesmo água quente na hora do banho.
Nosso cabelo precisa de cuidados semanais, pois estes cuidados trazem excelentes resultados a longo prazo. É basicamente composto por 3 tratamentos que o cabelo precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Antes de iniciar o cronograma é importante saber qual é a real necessidade do seu cabelo.
E o mais legal é que podemos montar o cronograma capilar, de acordo com o efeito que mais se adequa no cabelo. A partir do momento que, seu cabelo está com o aspecto melhor, você pode mudar para um cronograma específico para a sua necessidade. Lembre-se sempre de um intervalo de 48 horas entre cada procedimento.
Primeiramente você deve saber qual tipo de cabelo você tem, cabelos saudáveis, cabelos pouco danificados ou cabelos muito danificados. Após a descoberta, o próximo passo é iniciar o cronograma com a sua real necessidade, como podem ver nas tabelas abaixo:
Se o seu cabelo é oleoso – precisa de mais hidratação do que nutrição. Já para um cabelo seco – necessita de nutrição e hidratação – use de forma equilibrada. Mas, se os fios estão danificado por causa da química, tintura, relaxamento e alisamento – nesse caso, o mais recomendado é uma reconstrução a cada 15 dias até conseguir recuperar a aparência dos seus fios.
Inegavelmente todos os tipos de cabelo precisam de pelo menos uma reconstrução por mês, para repor a massa capilar e a queratina dos fios.
Hidratação:
Sua função é repor água aos fios – cabelo sem brilho, ressecado, precisa de hidratação! Como resultado, cabelo macio e bem sedoso.
Nutrição:
Sua função é devolver lipídios aos fios – cabelo sem balanço, com frizz, desalinhado, precisa de nutrição! Como resultado, cabelo sem frizz, sem pontas duplas e realce no brilho.
Essa fase deixa os cabelos com a oleosidade necessária, sem pesar.
Reconstrução:
Sua função é repor as proteínas dos fios – cabelo poroso, fino, ralo e quebradiço, precisa de reconstrução! Como resultado, cabelo forte pois repõem massa, queratina e aminoácidos.
Essa fase serve para tratar a fibra capilar de dentro para fora, é uma etapa bem potente. (O ideal é fazer a cada 15 dias ou 30 dias, e logo após uma hidratação em dias alternados).
Você já fez cronograma capilar? Me conte nos comentários!
Beijos mágicos!